
Atividades prático-experimentais no ensino de Física
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 34; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5007/2175-7941.2017v34n1p265
ISSN2175-7941
AutoresMarcus Vinícius Pereira, Maria Cristina do Amaral Moreira,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
Resumohttp://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n1p265Neste trabalho, apresentamos uma discussão sobre o papel das atividades prático-experimentais no ensino de física a partir de nossas leituras. Trata-se de uma reflexão sobre essas atividades que são consideradas essenciais a fim de minimizar as dificuldades em aprender e ensinar. Para tal, trouxemos autores que não somente defendem seu uso como também aqueles que são críticos sobre a função pedagógica dessas atividades tal como são realizadas, sobretudo entre os pesquisadores que associam seu uso ao reforço de uma visão ingênua e positivista da ciência. Espera-se, assim, contribuir com uma reflexão crítica dos atores envolvidos com o ensino de física que tenham como objeto de investigação o laboratório didático.
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