Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A Motivação Hedônica no Consumo de Bens Virtuais Cosméticos em Jogos Online

2018; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5585/remark.v17i1.3486

ISSN

2177-5184

Autores

Ricardo Ribeiro Leitinho, Josivânia Silva Farias,

Tópico(s)

Consumer Retail Behavior Studies

Resumo

Esta pesquisa verificou a percepo do comprador de bens virtuais cosmticos em jogos online. Bens virtuais cosmticos so roupas, pets, mobilirio entre outras modificaes visuais para o avatar (representao virtual do jogador) ou para o ambiente em que este se encontra. O estudo contou com 96 participantes de todos os continentes do mundo. A coleta foi realizada por meio de fruns online e dentro do jogo League of Legends, bem como questionrios distribudos em universidades brasileiras. A tcnica de anlise foi a anlise de contedo. Os resultados demonstraram que os consumidores destes bens so motivados pelo papel representado e pela gratificao. Mas tambm emergiu um novo fator que desafia o pesquisador a categoriz-lo de trs possveis formas, seguindo a literatura. Observou-se que existe um mercado de consumo para bens virtuais cosmticos, com consumidores voltados a presentear amigos online e a obter uma sensao de felicidade ao adquirir este tipo de bem. Alm disso, h uma parcela que se contenta em investir para apoiar o desenvolvedor do jogo - o que parece ser a emerso da nova categoria citada.

Referência(s)