
Trânsito: crenças, construções e desconstruções para a educação
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA; Volume: 4; Issue: 7 Linguagem: Português
10.26568/2359-2087.2017.1808
ISSN2359-2087
AutoresCibele Rodrigues Rodrigues UERGS, Jaqueline Lidorio De Mattia UERGS, Renan Antônio da Silva ISCTE-Lisboa,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste estudo está integrado à linha de pesquisa Trânsito: crenças, construções e desconstruções para a educação. Trata-se de uma pesquisa-ação que parte de vivências em um projeto pioneiro em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do sul - UERGS e o Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/RS, intitulado: “A transversalidade na formação de multiplicadores em educação para o trânsito” e objetiva apontar os impactos provocados nos multiplicadores bem como nos educandos envolvidos. Neste estudo são descritas as fases do desenvolvimento do projeto e como se deram as construções e desconstruções acerca do tema Educação para o Trânsito, juntamente com as ações realizadas com os alunos. O tema Educação para o Trânsito está previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais como tema transversal. Ao final da pesquisa considera-se os avanços alcançados pelos alunos diante das ações propostas no decorrer do projeto. Notou-se a construção constante dos alunos acerca do tema trânsito, que não se restringe apenas em estar sobre a posse de algum veículo mas sim, dos sujeitos que fazem parte do transitar. Também são apontados a conscientização dos alunos para a importância do trânsito, assim como a relevância da educação atitudinal através da transversalidade. É imprescindível que, após as considerações expostas neste artigo, os educadores se conscientizem da importância da educação para o trânsito e da transversalidade para uma educação integral, faz-se necessário que os docentes se submetam à experimentação do novo e se possibilitem a desconstrução de seus saberes para que assim, possam compreender como os educandos constroem novos conceitos.
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