Artigo Produção Nacional

ALGORITMO GENÉTICO APLICADO À OTIMIZAÇÃO DE AEROFÓLIO PARA REDUÇÃO DE RUÍDO AERODINÂMICO

2016; Linguagem: Português

10.20906/cps/con-2016-0620

ISSN

2178-180X

Autores

Ramon André Mesquita Teixeira, Francisco Ilson da Silva,

Tópico(s)

Wind and Air Flow Studies

Resumo

O ruido produzido pelos aerogeradores, causador de danos a saude, tem sido um empecilho para a acomodacao daqueles a sociedade. Esse trabalho usou o modelo de Brooks, Pope e Marcolini (BPM) de predicao de ruido, aperfeicoado para a descricao espacial do ruido aerodinâmico das principais linhas de aerogeradores produzidos, utilizados em parques eolicos, ou em meio urbano (de pequena escala), e foi feita a otimizacao dos perfis s809, s822, s834, FX 63-137, SD 2030 e SG 6043, em termos de niveis de ruido e performance da pa. O principal proposito desse processo de otimizacao e diminuir os niveis de emissao de ruido, ao mesmo tempo que se evite grandes reducoes na performance aerodinâmica da turbina atraves de ajustes na geometria do aerofolio. O ruido aerodinâmico apresenta duas fontes: ruido de influxo turbulento e autoruido. Este, por sua vez, possui quatro mecanismos diferentes a se manifestar: ruido de camada limite turbulenta no bordo de fuga, ruido de separacao-estol, acao de vortice na camada limite laminar, ruido devido a rigidez do bordo de fuga. Para isso, foi usado o programa NAFNoise, que contem o modelo BPM e o codigo do XFOIL para fornecer os dados de entrada do BPM e Algoritmo Genetico, para realizar o processo de otimizacao. Os perfis otimizados apresentaram reducao de ruido em torno de 1 dB, reducao no desempenho aerodinâmico e uma conformacao enrugada.

Referência(s)