
Diversidade musical e formação de professores(as): qual música forma o(a) professor(a) de música?
2017; UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; Volume: 26; Issue: 48 Linguagem: Português
10.21879/faeeba2358-0194.v26.n48.3586
ISSN2358-0194
AutoresRenan Santiago de Sousa, Ana Ivenicki,
Tópico(s)Diverse Music Education Insights
ResumoEste artigo tem como objetivo analisar sob um olhar multicultural o repertório utilizado na formação de professores(as) de Música de três Instituições de Ensino Superior da cidade do Rio de Janeiro, a saber, o CBM-CEU, a UNIRIO e a UFRJ. Para tal, foi feita análise dos Projetos Político-Pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Música das três instituições, aplicação de questionários com 59 formandos do curso citado,bem como entrevistas semiestruturadas com 9 docentes das instituições citadas. Como resultado, obteve-se que, de forma geral, os(as) futuros(as) professores(as) de Música são formados para lecionar por meio de músicas elitizadas de tradição europeia. Contudo, lentamente, as Licenciaturas em Música têm-se aberto para outras musicalidades, como a música “popular”, mas as músicas preferidas dos(as) estudantes(as) da educação básica continuam de fora do currículo do ensino superior.
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