Por uma história complexa: análise histórico-arqueológica em sala de aula
2014; Departamento de História - Colégio Pedro II; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.33025/ceb.v1i1.707
ISSN2525-2879
AutoresEduardo Borges de Carvalho Nogueira,
Tópico(s)American Literature and Humor Studies
ResumoO presente artigo busca apresentar o quao imprescindivel e a interdisciplinaridade no ensino de Historia. Refletindo sobre o exercicio historiografico, sobretudo quanto a analise de fontes, apresento brevemente as demandas e dificuldades presentes neste campo do conhecimento. Afinal, para acessarmos realidades pregressas, necessitamos de ferramentas suficientemente eficazes que permitam captar a complexidade da acao humana ao longo do tempo. Para tal, faz-se uso constante de paradigmas, conceitos e metodos de outros saberes na disciplina historica, tais como da Antropologia, Economia e Sociologia. Assim, de modo a apresentar tal proceder na sala de aula, exponho relato a respeito de atividade executada neste ambiente: nela propus mesclar conhecimentos da Historia (sobretudo da corrente da Micro Historia italiana) e da Arqueologia, de modo a aprofundar o conhecimento discente a respeito de realidades tao distantes quanto as aqui analisadas.
Referência(s)