Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O MESTRADO PROFISSIONAL NA ÁREA DE ENSINO

2017; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 8; Linguagem: Português

10.15628/holos.2016.5079

ISSN

1807-1600

Autores

Priscila Albertasse Dutra Silva, José Cláudio Del Pino,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Este trabalho traça um panorama da situação dos Mestrados Profissionais (MP) da área de Ensino no Sistema Nacional de Pós-Graduação. Por meio das ferramentas de pesquisa bibliográfica e documental, realizamos este estudo de natureza quantitativa no qual foram analisados os dados dos programas de pós-graduação em funcionamento no país. A área de Ensino criada em 2000, é a que mais possui programas de Mestrado Profissional, 56% do total de seus programas são dessa modalidade, e os dados mostram que a procura por cursos desse tipo continua a crescer. Diante dessa expansão, verificamos o impacto da regulamentação dos Mestrados Profissionais pela Portaria CAPES/MEC nº 17 de 2009, analisando as propostas de cursos novos antes e depois dessa data. Comparamos os programas acadêmicos e os profissionais da área quanto a produtividade técnica, o percentual de propostas de cursos novos e programas existentes, verificando os fatores limitantes para sua implantação e o seu desempenho nas reavaliações periódicas. Verificamos que os mestrados profissionais vêm crescendo em quantidade e qualidade, mas ainda tem menor produtividade científica em comparação com os programas acadêmicos.

Referência(s)