
INFÂNCIAS E CRIANÇAS RIBEIRINHAS DA AMAZÔNIA MARAJOARA: LINGUAGENS E PRÁTICAS CULTURAIS
2017; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Volume: 4; Issue: 9 Linguagem: Português
10.5752/p.2318-7344.2016v4n9p104
ISSN2318-7344
AutoresSimei Santos Andrade, Tatiana Pacheco,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
Resumo<p>“Infâncias e crianças ribeirinhas da Amazônia Marajoara: linguagens e práticas culturais” faz parte de uma investigação mais abrangente sobre infâncias na Amazônia, em andamento. A pesquisa foi realizada com 20 (vinte) crianças, na faixa etária de 5 a 11 anos, residentes no município de Curralinho, distrito Vila do Piriá, estado do Pará. Nosso percurso investigativo tem como objetivo analisar a infância, quem são e como vivem as crianças ribeirinhas da Amazônia Marajoara e que práticas culturais vivenciam no seu cotidiano. A problematização consiste na seguinte indagação: que práticas culturais fazem parte do cotidiano das crianças ribeirinhas da Amazônia Marajoara? A referência teórico-metodológica centra-se na Sociologia da Infância, na Teoria Crítica e nos Estudos do Cotidiano. A pesquisa se constitui por meio de uma abordagem qualitativa focada numa etnografia com crianças. Nossa opção por esta metodologia se deu em virtude de ela responder com maior efeito às nossas expectativas no sentido de dar voz à criança e de harmonizar a pesquisa de maneira que conseguisse capturar a voz da criança-ator. O estudo possibilitou a análise da identidade, da cultura, do cotidiano, do tempo de ser criança em condições objetivas.</p>
Referência(s)