Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Cachorros e humanos: mercado de rações pet em perspectiva sociológica

2017; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português

10.15448/1984-7289.2017.1.25292

ISSN

1984-7289

Autores

Márcia da Silva Mazon, Wandgleisom Garcia de Moura,

Tópico(s)

Geographies of human-animal interactions

Resumo

O artigo discute mudanças no mercado de rações para animais de estimação a partir do referencial da Sociologia Econômica. Os dados empíricos utilizados são provenientes de entrevistas realizadas com veterinários, donos de pet shops todas realizadas em Florianópolis, estado de Santa Catarina. Ao longo do artigo abordamos o processo de globalização e suas consequências no mercado de rações. O movimento de fusões e aquisições de empresas multinacionais do setor de rações pet na década de 1990 constrói e é construído pela modulação do significado dos cachorros dentro dos lares. Inicialmente eles são bens úteis para proteger as casas e nas últimas décadas tornam-se parte dos lares, inúteis e consomem parte do orçamento familiar.

Referência(s)