
Procrastinação e desempenho acadêmico: indícios por meio da análise de correspondência
2016; Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais; Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
2446-9114
AutoresDerley Júnior Miranda Silva, Marli Auxiliadora da Silva, Marcus Sérgio Satto Vilela, Renata Mendes de Oliveira,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoBuscou-se, neste estudo, investigar, por meio da tecnica de Analise de Correspondencia (ANACOR), se os diferentes periodos cursados e/ou em curso dos graduandos em Ciencias Contabeis influenciam a procrastinacao das atividades academicas verificando, ainda, a associacao da procrastinacao as variaveis genero e desempenho academico, este caracterizado pelo Coeficiente de Rendimento Academico (CRA). Para a coleta de dados foi utilizado o questionario de procrastinacao de Lay (1986), composto por 20 questoes que indicam o nivel de procrastinacao dos discentes; posteriormente, como forma de analise das respostas obtidas de 60% de estudantes de uma faculdade em uma universidade publica federal, no Pontal do Triângulo Mineiro, fez-se uso da Analise de Correspondencia para verificar a associacao entre as variaveis qualitativas. Os resultados indicam que: (1) os estudantes dos periodos finais do curso estao mais associados a um comportamento procrastinador; (2) os discentes do genero feminino associam-se a um comportamento nao procrastinador; e (3) os discentes cujas respostas caracterizaram comportamento procrastinador estao associados a um rendimento academico de baixo a medio, ao passo que os que responderam nao ter comportamento procrastinador possuem um rendimento academico de medio a alto. Palavras-chave: Procrastinacao. Desempenho academico. Analise de Correspondencia (ANACOR). Ciencias Contabeis.
Referência(s)