Artigo Acesso aberto

Os Impressionistas e Stéphane Mallarmé

2017; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 5; Issue: 10 Linguagem: Português

10.11606/issn.2316-3976.v5i10p209-221

ISSN

2316-3976

Autores

Jean-Nicolas Illouz,

Tópico(s)

Literary Analysis and Cultural Studies

Resumo

Tradução de Maria de Jesus Cabral & Bruno Anselmi MatangranoAmigo dos pintores impressionistas, Mallarmé deita sobre sua arte um olhar de uma extrema acuidade, que tende a fazer do impressionismo o indício de uma tripla crise, ao mesmo tempo, metafísica, estética e política: metafísica, porque o tratamento que o impressionismo submete a luz vale como uma conversão desta à imanência; estética, porque as lições que Mallarmé retém dos pintores esclarecem sua própria busca poética, quando ele mesmo trabalha para mudar a língua sobre o motivo; política, enfim, porque o impressionismo aparece como a arte dos tempos democráticos, naquilo que reside seu “valor” no julgamento puramente “especulativo” da multidão, que está em suscitar uma consciência sempre mais elevada de seu próprio gênio simbólico.

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