Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Símbolos gráficos da floresta: a arte marajoara nas aprendizagens visuais

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5902/1983734823159

ISSN

1983-7348

Autores

Aldair José Batista de Souza Batista Souza,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O presente trabalho apresenta uma abordagem pedagógica para o tema a Cerâmica Marajoara no ensino da Arte. Este estudo fundamenta-se no uso da cerâmica no ambiente escolar. O objetivo deste ensaio é apresentar estratégias de ensino e aprendizagem em Arte, fazendo uso da Arte Marajoara na sala de aula, para ser utilizado com a intermediação do professor. Desse modo, pretende-se apresentar a experiência de docente fazendo uso da arte da cerâmica da Amazônia, na Escola Municipal Maria Valdionice Pereira na cidade de Carutapera-MA. Este trabalho revela a sintonia entre as áreas de pesquisa arqueológica preocupadas em partilhar o conhecimento científico com a sociedade. Ademais, poderá ser um instrumento auxiliar para as escolas na demonstração metodológica de que os acervos dos museus são importantes documentos reveladores de informações e, portanto, um valioso e útil patrimônio para a sociedade. Enviado em: 17 de julho de 2016. Aprovado em: 3 de março de 2017

Referência(s)
Altmetric
PlumX