
Modernização econômica e portuária: o caso do porto de São Sebastião (SP)
2017; FACCAT - Faculdades Integradas de Taquara/RS; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português
10.26767/coloquio.v13i2.490
ISSN2318-180X
AutoresMoacir José dos Santos, Edson Wagner Rodrigues,
Tópico(s)Urban and Freight Transport Logistics
ResumoOs portos desempenham um papel importante por articular a produção e o consumo mediante a vinculação das diferentes esferas da cadeia produtiva, da produção ao consumo. Os portos constituem fator de indução do desenvolvimento local e regional, por atrair investimentos privados e públicos, como é o caso do porto de São Sebastião, que desempenha papel central na trajetória do município. Esse contexto subsidia o objetivo da pesquisa: delinear como ocorreu a transição histórica do porto natural ao porto organizado. Os dados foram obtidos a partir de uma pesquisa documental para a coleta de dados em documentos primários, com o propósito de se estabelecer a relação entre as atividades econômicas e a transição histórica do porto natural ao porto organizado. Os resultados demonstram a preponderância das características naturais para os investimentos realizados no porto organizado, com destaque para a instalação da Petrobras, na década de 1960. Conclui-se que a transição histórica do porto natural para o porto organizado decorreu do processo de modernização nacional e das exigências necessárias à ampliação da estrutura portuária do Brasil.
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