Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Primeiros socorros na escola: construção e validação de cartilha educativa para professores

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 30; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/1982-0194201700013

ISSN

1982-0194

Autores

Nelson Miguel Galindo Neto, Joselany Áfio Caetano, Lívia Moreira Barros, Telma Marques da Silva, Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos,

Tópico(s)

Maternal and Neonatal Healthcare

Resumo

Resumo Objetivo Construir e validar uma cartilha educativa para professores da educação infantil e ensino fundamental I sobre primeiros socorros na escola. Métodos Estudo metodológico realizado a partir da construção do material educativo, com posterior validação por 22 juízes e avaliação de 22 professores. A validação de conteúdo foi estabelecida a partir do Level Content Validity Index maior que 0,8. Para proporção de concordância entre os juízes foi o utilizado o teste binomial e considerado p igual ou maior que 0,8. Resultados A cartilha aborda os primeiros socorros que devem ser realizados em 15 agravos e possui 44 páginas. Todos os itens foram avaliados como pertinentes e o Level Content Validity Index possuiu média de 0,96. A cartilha foi aprovada pelos professores com índice de concordância 1,0. Conclusão A cartilha foi construída e validada e pode ser utilizada pela enfermagem na educação em saúde com professores sobre primeiros socorros na escola.

Referência(s)