
Primeiros socorros na escola: construção e validação de cartilha educativa para professores
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 30; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/1982-0194201700013
ISSN1982-0194
AutoresNelson Miguel Galindo Neto, Joselany Áfio Caetano, Lívia Moreira Barros, Telma Marques da Silva, Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos,
Tópico(s)Maternal and Neonatal Healthcare
ResumoResumo Objetivo Construir e validar uma cartilha educativa para professores da educação infantil e ensino fundamental I sobre primeiros socorros na escola. Métodos Estudo metodológico realizado a partir da construção do material educativo, com posterior validação por 22 juízes e avaliação de 22 professores. A validação de conteúdo foi estabelecida a partir do Level Content Validity Index maior que 0,8. Para proporção de concordância entre os juízes foi o utilizado o teste binomial e considerado p igual ou maior que 0,8. Resultados A cartilha aborda os primeiros socorros que devem ser realizados em 15 agravos e possui 44 páginas. Todos os itens foram avaliados como pertinentes e o Level Content Validity Index possuiu média de 0,96. A cartilha foi aprovada pelos professores com índice de concordância 1,0. Conclusão A cartilha foi construída e validada e pode ser utilizada pela enfermagem na educação em saúde com professores sobre primeiros socorros na escola.
Referência(s)