Artigo Revisado por pares

Performing for the future. The power of arts and the media in language revitalization

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

10.17074/linguística.v13i1.9299

ISSN

2238-975X

Autores

José Antonio Flores Farfán,

Tópico(s)

Indigenous Cultures and Socio-Education

Resumo

Nesta contribuicao, apresentarei um projeto em andamento no campo da revitalizacao da linguagem com varias linguas indigenas no Mexico. O projeto, que tem estado ativo ha mais de duas decadas, e intitulado Projeto de Revitalizacao, Manutencao e Desenvolvimento Linguistico e Cultural (Revitalizacao da Lingua e Cultura, Manutencao e Desenvolvimento) realizado em diferentes partes do Mexico indigena por equipes de pesquisadores ativistas ndigenas e nao- indigenas, equipes interculturais. Seus principais objetivos sao orientados para a capacitacao e empoderamento de falantes de linguas indigenas mexicanas atraves de uma serie de meios. Excepcionalmente, nos engajamos no desenvolvimento de metodos indiretos de revitalizacao da linguagem. Estes incluem o desenvolvimento de ofcinas informais de audiovisual com as realizadas nas comunidades e nas linguas indigenas, especialmente com criancas. Nesses workshops , a ideia de revitalizacao indireta do PRMDLC baseia-se num modelo participativo informal, emergente e relacional. Revitalizacao indireta signifca que o publico tem a prerrogativa de intervir ativamente se a motivacao assim o ditar, a qualquer momento, ainda que nao seja obrigado. Desta forma, os oradores desenvolvem sua propria dinâmica com base na arte verbal indigena, incluindo trocadilhos, enigmas e outros generos literarios orais que, por sua vez, foram produzidos em colaboracao com eles em animacoes de alta qualidade que sao apresentadas para desencadear a participacao. Nesse sentido, os jogos de linguagem audiovisual permitem dinâmicas que vao alem dos rituais escolares, geralmente repetitivos e desprovidos de conteudos relevantes, tendendo a inibir o conhecimento, o que e conhecido como o ‘paradoxo escolar'. Assim, a producao de materiais de alta qualidade em diferentes formatos fornece status para a lingua ameacada, sendo os materiais produzidos em coautoria com equipes de artistas indigenas, com base em epistemologias locais e generos como enigmas, trava-linguas e contos. O projeto pretende inspirar um consumo cultural local, reunindo tradicoes antigas e novas em diferentes meios, favorecendo um processo de revitalizacao pelo menos incipiente, conferindo prestigio as linguas e culturas locais e potencializando a sua estetica no mundo multimidia contemporâneo e circulando nos lugares apropriados das comunidade, como por exemplo, as familias. Ao mesmo tempo, procura-se impactar a sociedade dominante, em uma dupla estrategia de empoderamento sociolinguistico e emancipacao.

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