Artigo Acesso aberto

O TAMASHEQ NA CONVERGÊNCIA COM O FRANCÊS NO TERRITÓRIO AFRICANO: CASO DO POVO TUAREGUE NO DESERTO DO SAARA, NORTE DO MALI

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5216/lep.v20i2.45813

ISSN

2358-1042

Autores

Moussa Diabate, Cláudia Regina M. de OLIVEIRA,

Tópico(s)

French Language Learning Methods

Resumo

Esta investigação centra-se no Tamasheq na convergência com o Francês no território africano (Mali). A escolha do tema justifica-se porque a área de substrato Tamasheq / Francês fundamentado na Pedagogia Convergente permanece pouco explorada. O objetivo geral é o de registrar e analisar dados sobre o funcionamento do bilinguismo na aprendizagem de alunos cuja língua nacional é o Tamasheq no contexto escolar de aulas ministradas em Francês. A investigação constituiu–se de: busca de literatura referente à Pedagogia Convergente. A reflexão, à luz da fundamentação teórica reiterou a contribuição da Pedagogia Convergente para a qualidade da aprendizagem escolar de estudantes tamasheq e a relevância do ambiente de estudo marcado pelo ensino bilíngue Tamasheque e Francês.

Referência(s)
Altmetric
PlumX