
A organização geográfica do terreiro de candomblé contribuindo para ensino da geografia
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português
10.9771/re.v5i2.15043
ISSN2317-1219
AutoresLuzineide Miranda Borges, Stela Guedes Caputo, Raimundo Nunes de Oliveira,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEsse artigo é fruto de uma pesquisa realizada sobre formação de professores e o ensino da geografia. O seu objetivo é descrever a organização do espaço geográfico sacralizado terreiro de candomblé, religião de matriz africana, bem como apresentá-lo como interface “espaço natural” e “espaço urbano”, destacando a importância da geografia para a prática religiosa no Candomblé e para o ensino da geografia. A partir de uma abordagem etnográfica, refletimos a respeito dos espaços do terreiro de candomblé Ilê Axé Ijexá Orixá Olufon, localizado no bairro Santa Inês, em Itabuna, Bahia. Consideramos sua organização geográfica como elemento pedagógico educativo para o ensino da geografia. Podemos destacar que o terreiro utiliza-se de elementos da geografia, contribuindo como fonte de pesquisa, estudo e ensino, bem como sínteses de religiosidade, colaborando para manter e recriar tradições e culturas afro-brasileiras. PALAVRAS-CHAVE: Educação no terreiro; redes educativas; africanidade; espaço geográfico; geografia cultural.
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