Artigo Acesso aberto Produção Nacional

RPGBIO DROGADIÇÃO: O JOGO ROLE PLAYING GAME (RPG) COMO PRÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

2017; UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

10.26843/rencima.v8i1.1108

ISSN

2179-426X

Autores

Lurdes Zanchetta Zanchetta da Rosa, Carlos Gabriel Moreira de Almeida, Filipe Zimmer Dezordi,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados da elaborao e aplicao do jogo RPGBIO drogadio em instituies de ensino. Esse jogo parte de um projeto desenvolvido para implementar uma prtica educativa, com a finalidade de problematizar e discutir o tema drogadio nas instituies de ensino. Esse jogo tem como modelo as regras do Role Playing Game (RPG), onde cada jogador interpreta um personagem com as caractersticas que desejar, podendo interagir livremente com outros personagens, professores e estudantes, contemplando assim, a metodologia dialtica. O material do jogo foi elaborado, adaptado e confeccionado por acadmicos e docentes do curso de Licenciatura em Biologia da UNIPAMPA e do IFFar,RS e, aplicado em quatro turmas de Licenciatura em Biologia e em dez turmas do Ensino Mdio, resultando num ambiente de reflexo e questionamento. Alm disso, verificou-se uma melhora na aprendizagem desta temtica demonstrada pelo interesse e participao nas discusses, aps o jogo. O referencial terico e metodolgico que embasa a proposta parte de Freire (1992, 1996, 2011) e Sartori (2013). O jogo se configura em uma proposta de ensino que alia contedos de Biologia a temas de cunho social, desafiando educadores e educandos a refletirem suas aes, frente s questes inquietantes do mundo.

Referência(s)