Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O clube de leitura: vigilâncias da escola nova em Santa Catarina (1944–1946)

2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 16; Issue: 70 Linguagem: Português

10.20396/rho.v16i70.8644524

ISSN

1676-2584

Autores

José Augusto da Silva Neto, Gisela Eggert Steindel,

Tópico(s)

Sociology and Education in Brazil

Resumo

O objeto deste estudo são as associações auxiliares da escola, com o foco nos Clubes de Leitura e Bibliotecas nos Grupos Escolares em Santa Catarina a partir de 1944, pautados Decreto Lei nº2.991. Analisa-se os mecanismos de vigilância presentes na cultura escolar no período da Escola Nova. A investigação tem aporte na História Cultural tendo Roger Chartier como um dos interlocutores. Já a questão da hierarquização das diretrizes escolares têm como aporte teórico os escritos de Michael Foucault. Os resultados apontam para o caráter nacionalista, hierárquico e vigilante das diretrizes analisadas com o objetivo de expandir através de decretos oficiais a pedagogia da Escola Nova.

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