
O clube de leitura: vigilâncias da escola nova em Santa Catarina (1944–1946)
2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 16; Issue: 70 Linguagem: Português
10.20396/rho.v16i70.8644524
ISSN1676-2584
AutoresJosé Augusto da Silva Neto, Gisela Eggert Steindel,
Tópico(s)Sociology and Education in Brazil
ResumoO objeto deste estudo são as associações auxiliares da escola, com o foco nos Clubes de Leitura e Bibliotecas nos Grupos Escolares em Santa Catarina a partir de 1944, pautados Decreto Lei nº2.991. Analisa-se os mecanismos de vigilância presentes na cultura escolar no período da Escola Nova. A investigação tem aporte na História Cultural tendo Roger Chartier como um dos interlocutores. Já a questão da hierarquização das diretrizes escolares têm como aporte teórico os escritos de Michael Foucault. Os resultados apontam para o caráter nacionalista, hierárquico e vigilante das diretrizes analisadas com o objetivo de expandir através de decretos oficiais a pedagogia da Escola Nova.
Referência(s)