Artigo Acesso aberto

EDUCAÇÃO DO INDIVÍDUO PARA O SÉCULO XXI: O RELATÓRIO DELORS COMO REPRESENTAÇÃO DA PERSPECTIVA DA UNESCO

2017; Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional - LABOR; Volume: 1; Issue: 16 Linguagem: Português

10.29148/labor.v1i16.6504

ISSN

1983-5000

Autores

Felipe Augusto Fernandes Borges,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Este trabalho pretende realizar uma análise do Relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI da UNESCO, “Educação: Um tesouro a Descobrir”, o conhecido Relatório Delors. Empreendemos para tal um estudo sobre os principais pontos do referido Relatório, demonstrando as concepções de educação e formação expressas pelo mesmo. Aborda-se ainda a centralidade dos princípios dos “quatro pilares da educação” concebidos como fundamentos do projeto educacional preconizado no documento. É abordada também a responsabilização individual do sujeito pelas soluções aos problemas e conflitos do planeta e a desconsideração que se faz das contradições sociais como responsáveis por tais tensões sociais. Nesta análise demonstramos o caráter de responsabilidade da educação para formação do cidadão necessário ao século XXI sob a perspectiva da UNESCO, bem como apontamos para a influência que estas concepções exercem sobre as políticas educacionais elaboradas no Brasil e em outros países.

Referência(s)