
O trilho multifuncional nas aulas práticas de mecânica
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 26; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5216/rp.v26i1.38033
ISSN2238-8850
AutoresSênita Folquenim, Alcides Goya,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA primeira parte deste trabalho apresenta relato sobre curso de apresentacao do trilho multifuncional realizado para um grupo de professores de Fisica da rede Publica do Estado do Parana, regiao de Londrina. Por meio de um questionario, os professores manifestaram algumas dificuldades em inserir as praticas laboratoriais em suas aulas de Fisica e comentaram tambem sobre outros problemas encontrados pelos seus colegas. Alem disso, o questionario procurou medir o grau de interesse desses mesmos professores com relacao a fazerem um curso, ao longo do ano, sobre o trilho multifuncional (GOYA & HALABI, 2011), instrumento que possibilita fazer varios experimentos de Cinematica e Dinâmica: Movimento Uniforme; Movimento Uniformemente Variado, Lancamento Obliquo; Lancamento Horizontal; Forca de Atrito e Dissipacao de Energia Mecânica; Conservacao do Momento Linear e Colisoes. A divulgacao dos experimentos utilizando o trilho multifuncional vem ao encontro as expectativas dos professores que trabalham em ensino de Ciencias, tal como e corrente encontrar na literatura. Alem de ser um material de facil acesso, baixo custo, praticidade no manuseio e montagem, devido as suas dimensoes e visibilidade, acredita-se que o trilho multifuncional possa fazer a ponte entre o pratico e o teorico-epistemologico, muitas vezes encarada com grande dificuldade pelos professores.
Referência(s)