Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Educação no Campo: A Pedagogia da Alternância na Casa de Família Rural de Tancredo Neves-Bahia

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 5; Issue: 3 Linguagem: Português

10.9771/rigs.v5i3.13112

ISSN

2317-2428

Autores

Claudineia De Jesus Santos, Jaqueline Jesus dos Santos, Josias Araújo Barbosa, Rocío Castro Kustner,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

<p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="font-size: 12.0pt;" lang="PT-BR">O presente trabalho tem como objetivo analisar o sistema educativo da Casa Familiar Rural -CFR de Tancredo Neves-BA, destacando as contribuições da Pedagogia da Alternância para a formação dos jovens do campo. A Casa Familiar Rural foi criada em 2002, dois anos após a fundação da Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (COOPATAN), iniciativa de um grupo de agricultores familiares apoiada pela Fundação Odebrecht. A CFR, espelhada na Pedagogia da Alternância das CFRs oriundas da França, contempla a formação do jovem alternando escola e comunidade rural. Para a pesquisa, de caráter qualitativo, foram realizadas uma entrevista aberta com um professor, outra com a monitora e uma grupal com os jovens estudantes. Constatamos a relevância da pedagogia da alternância para a permanência dos jovens no campo e para a diminuição da violência juvenil que tanto assola o Brasil.</span></p>

Referência(s)