
UM ESTUDO COGNITIVO-INFERENCIAL SOBRE TÍTULOS DO JORNALISMO POPULAR
2016; Uniabeu; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
2177-6288
AutoresWagner Alexandre dos Santos Costa,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoNeste artigo, apresentamos um estudo sobre a relacao entre as informacoes oferecidas ao leitor e os conhecimentos por ele mobilizados na leitura de titulos de noticias do jornal popular Meia Hora. Utilizamos a Teoria da Relevância, de Dan Sperber e Deirdre Wilson (2005), para analisar a realizacao de processos cognitivo-inferenciais empregados na construcao de uma hipotese desviante de leitura no processamento do texto. De acordo com a teoria, sao os processos nao inferenciais que constituem a base para os processos inferenciais, nos quais tanto o conhecimento do leitor quanto o contexto figuram como fundamentais no processamento do texto. Certos titulos no jornalismo popular, portanto, para serem interpretados como unidades complexas desviantes, requerem o levantamento de informacoes variadas (verbais e nao verbais) da superficie textual e mobilizam processos inferenciais contextuais complementares. De um corpus coletado entre os anos 2010 e 2013, selecionamos tres ocorrencias para demonstrar que os referidos titulos contem inputs inclinados a conclusoes distantes do tema global da noticia. Tais elementos, que se materializaram em imagens, cores e signos verbais, sao capazes de figurar como centrais no processo cognitivo de elaboracao de hipoteses de leitura na atividade inicial de processamento do texto. Produzem, na relacao com o conhecimento armazenado, inferencias que so poderao ser reformuladas com base no processamento de categorias textuais seguintes.
Referência(s)