
Interatividade e usabilidade nas bibliotecas digitais no processo ensino-aprendizagem
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1981-0695
AutoresIzabel França de Lima, Renato Rocha Souza, Guilherme Ataíde Dias,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste estudo de revisao de literatura sobre interatividade e usabilidade nas bibliotecas digitais objetiva apresenta-las como ferramentas que podem auxiliar na construcao do conhecimento numa concepcao de educacao mediada pelas TICs. Neste contexto, entendemos a usabilidade como a capacidade de um sistema interativo operar, de modo eficaz, eficiente e agradavel, em determinado contexto de realizacao das tarefas de seus usuarios. Ja a “interatividade” substituiu o conceito de “interacao”, incorporado inicialmente pela Psicologia e Sociologia, e posteriormente pela Informatica, na tentativa de cobrir algumas especificacoes ausentes no conceito de “interacao”. O estudo explorou, a partir da revisao de literatura, a interatividade e usabilidade das bibliotecas digitais, considerando que a biblioteca digital caracteriza-se como uma colecao de servicos e de objetos de informacao, sendo dotada de organizacao, estrutura e apresentacao para suportar a interatividade dos navegadores com os objetos de informacao, disponiveis direta ou indiretamente atraves do meio digital. A pressuposicao de que a rede de informacao e composta de elementos de interatividade, formando uma interconexao instavel no tempo e espaco, leva-nos a supor que a biblioteca digital e uma ferramenta em potencial para desenvolver estrategias de ensino-aprendizagem. Por dispor de uma informacao indexada e organizada, ela pode e deve ser utilizada para propiciar a reestruturacao do conhecimento e a construcao de um caminho proprio na busca da informacao relevante para a construcao do material didatico a ser utilizado em sala de aula. Tais percepcoes permitem pensar a Ciencia da Informacao e a Educacao trabalhando conjuntamente para minimizar as questoes da escola e compreender que as bibliotecas digitais estao disponibilizadas na internet para serem usadas, tambem, com fins pedagogicos. Palavras-chave: Biblioteca digital. Educacao. Usabilidade. Interatividade. Estudo de usuario. Link para o texto completo (PDF) http://www.dgz.org.br/jun12/Art_03.htm
Referência(s)