
THE LUTHIERY AS A PEDAGOGIC PROPOSAL TO TEACH MUSIC
2016; Biblioteca Atena; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.14571/cets.v9.n2.242-262
ISSN2316-9907
AutoresSrilis Leonel Mourão, Ronan Gil de Morais,
Tópico(s)Music Education and Analysis
ResumoO presente trabalho propoe uma analise da Luteria como ferramenta pedagogica no processo de musicalizacao e desenvolvimento cognitivo de estudantes do ensino basico, fundamental e membros da sociedade civil. Para esse estudo foram observados dois ambientes: 1) as oficinas de construcao de pandeiros e percussao corporal de uma escola da rede publica de ensino do Estado de Goias, realizadas como uma acao do Sub-Projeto em Musica do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciacao a Docencia); 2) as oficinas de construcao de caixas de folia, percussao e canto de um projeto cultural, realizado na associacao de moradores do Jardim Novo Mundo, regiao leste de Goiânia. Para analise dos dados foi utilizado o metodo de pesquisa acao com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas por meio de questionarios estruturados com perguntas abertas e fechadas, para monitoramento e posterior avaliacao do desenvolvimento das percepcoes dos estudantes quanto ao ato de construir instrumentos musicais e suas relacoes com a musica. Buscando-se relacionar historicamente a luteria com as pedagogias de ensino musical e seus processos de ensino-aprendizagem, realizou-se uma pesquisa bibliografica sobre metodologias de ensino musical com foco na construcao de instrumentos musicais, bem como pedagogias voltadas para o desenvolvimento integral do ser humano, tendo como referencial teorico pensadores como: Gainza, Rey, Saviani e Paulo Freire. Para tanto, procurou-se realizar uma sintese entre as teorias pedagogicas e de educacao musical com a pratica da construcao de instrumentos de percussao. Buscou–se tambem reunir material que tratasse do desenvolvimento cognitivo na pratica pedagogica, tanto de aspectos teoricos quanto praticos para enriquecimento da discussao a respeito de praticas educacionais permeadas pela musica atraves da luteria, sejam em areas especificas (tais como disciplinas de musica e de luteria) ou em areas transversais (como a matematica, historia e outras). Assim, este trabalho tem como objetivo mostrar as possibilidades pedagogicas e contribuicoes da luteria para a area de educacao musical.
Referência(s)