Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Literatura marginal/periférica e hip-hop: um olhar sobre a voz poética de Zinho Trindade

2015; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

10.35520/metamorfoses.2015.v13n1a5080

ISSN

0875-019X

Autores

Laeticia Jensen Eble,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Em um texto intitulado O herói anti-herói e o anti-herói anônimo, que escreveu em 1968, Hélio Oiticica justifica a criação de uma série dos bólides-caixa, que produziu entre 1965 e 1966, inspirado pela famosa história de perseguição ao bandido Cara de Cavalo. Entre outras atividades, Cara de Cavalo gerenciava o jogo do bicho no Rio de Janeiro. Em uma emboscada da polícia, em meio a um tiroteio, conseguiu escapar, mas matou o detetive Le Cocq, que integrava o Esquadrão da Morte. Após esseevento, toda a polícia e a imprensa do Rio de Janeiro mobilizaram-se em perseguição a Cara de Cavalo, que virou inimigo no 1 da cidade. Após cerca de um mês, e depois de inocentes terem sido mortos ao serem confundidos com o bandido, Cara de Cavalo foi encontrado em 3 de outubro de 1964, e morto com mais de 120 tiros.

Referência(s)