
A utilização do custeio variável para a gestão de resultados: um estudo baseado em empresas que aderiram aos sites de compras coletivas
2016; Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2446-9114
Autores Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoNo ano de 2008 uma nova tendencia de e-commerce, os sites de compras coletivas (SCCs), surgiu nos Estados Unidos e se espalhou por varios paises. No Brasil a empresa pioneira foi o Peixe Urbano. Esses sites chegaram a anunciar produtos e servicos com descontos de ate quase 90%. O presente estudo visou analisar as ofertas anunciadas por tres empresas, bem como verificar a margem de contribuicao destas e ainda compreender a importância dos anuncios nos SCCs para a tomada de decisoes, utilizando-se o metodo do custeio variavel. A pesquisa caracteriza--se como descritiva. O procedimento adotado foi o de multicasos com a participacao de tres empresas uberlandenses do ramo de beleza: Maos de Anjo Terapias Complementares, Clinica Saude e Estetica e Essence Salao de Beleza. Por meio dos resultados encontrados, constatou-se que a aplicacao do metodo do custeio variavel e a analise das margens de contribuicoes das promocoes anunciadas em SCCs, nas empresas pesquisadas que utilizam a capacidade ociosa, sao uteis e eficazes no processo decisorio dos gestores. As empresas Maos de Anjo Terapias Complementares e Clinica Saude e Estetica apresentaram margem de contribuicao positiva; ja o Salao Essence demonstrou margem de contribuicao negativa e afirmou que utiliza esse servico em virtude do marketing que ele propicia. Palavras-chaves: Margem de contribuicao. Custeio variavel. Sites de compras coletivas.
Referência(s)