Artigo Acesso aberto

Formação de professores em geotecnologia por meio de ensino a distância

2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Issue: 40 Linguagem: Português

10.1590/s0104-40602011000200006

ISSN

1984-0411

Autores

Teresa Gallotti Florenzano, Suely Franco Siqueira Lima, Elisabete Caria Moraes,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O sensoriamento remoto e o Sistema de Informações Geográficas (SIG) são recursos didáticos de grande potencial para diferentes áreas e níveis de ensino. Para capacitar professores no uso dessas geotecnologias foram criados dois cursos a distância. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos com esse tipo de capacitação oferecida a professores de escolas da rede pública e privada do Brasil. Para ensinar técnicas de processamento de imagens e SIG, foram preparados para os professores tutorias específicos, bem detalhados. Os materiais e os métodos utilizados mostraram-se adequados, apesar de somente cerca de 50% dos professores terem alcançado um bom desempenho nas atividades propostas. Os resultados obtidos mostraram a necessidade de se investir não só na formação continuada, mas também na formação inicial dos professores.

Referência(s)