Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

TRIBOS DE CONSUMO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM UMA COMUNIDADE VIRTUAL DE MARCA

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 24; Issue: 81 Linguagem: Português

10.1590/1984-9230817

ISSN

1984-9230

Autores

Thiago Assunção de Moraes, Nélsio Rodrigues de Abreu,

Tópico(s)

Customer Service Quality and Loyalty

Resumo

Resumo Com o principal objetivo de verificar como o conjunto de representações sociais constrói o efeito do sentimento de tribo em uma comunidade virtual de marca, este estudo netnográfico analisou, na comunidade peladeiro.com.br, padrões de discurso que refletem tal sentimento. A análise baseou-se na intensidade das interações entre insiders e devotees e, na teoria das representações sociais, o processo de ancoragem originou os discursos do sujeito coletivo. Evidenciou-se na comunidade um comportamento de tribo em função das peladas, emergindo nos achados os elementos encontrados nas relações sociais de uma comunidade virtual que a transformam em uma tribo.

Referência(s)