Artigo Produção Nacional

Gaia Abstração Game: Um Jogo para Ensinar o Paradigma da Orientação a Objetos

2016; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.13037/ria.vol12n2.178

ISSN

2179-2518

Autores

Eder Diego de Oliveira, Vanessa T. O. Barros, Jacques Duílio Brancher, Rodolfo Miranda de Barros,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Com a chegada das novas tecnologias e das mudancas geradas por elas, viu-se a necessidade de entende-las e utiliza-las como aliadas na busca de mecanismos que possam auxiliar tanto o aluno quando o professor no processo de ensino-aprendizagem. Diante deste cenario criou-se um jogo para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem de um dos conceitos mais importante da computacao atual, o conceito da Orientacao a Objetos. Este trabalho apresenta a criacao do jogo Gaia Abstracao Game como ferramenta que visa proporcionar a compreensao destes saberes, de maneira interativa e cooperativa. Esta, pois, fundamentado nas pesquisas de autores que abordam a importância dos jogos como mecanismo facilitador da aprendizagem. As principais contribuicoes deste trabalho sao: destacar que o jogo pode ser fundamental no despertar do interesse do aluno; tornar as aulas dinâmicas e atrativas; fazer que os alunos acumulem conhecimento de forma ludica e prazerosa; e criar um ambiente de cooperacao mutua entre eles.

Referência(s)
Altmetric
PlumX