Musical iconography by travel artists in nineteenth century Brazil
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5216/vis.v13i1.33248
ISSN2317-6784
AutoresRenato Moreira Varoni de Castro,
Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoEste artigo examina cenas musicais com cordofones (de cordas dedilhadas) nas obras dos dois maiores artistas viajantes no Brasil do século XIX, o francês Jean-Baptiste Debret, e o alemão Johan Moritz Rugendas. Diferentemente do esperado, tais ilustrações não registram cordofones no formato do numeral ‘oito’, como os tradicionais viola e do violão. Alternativamente, encontam-se instrumentos, desconhecidos, em formatos ‘ovais’ e ‘piriformes’. Porém, para além do interesse organológico-classificatório, esse artigo assinala a multidimensionalidade da mediação visual do fenômeno musical por tais artistas, indicando a necessidade de contextualização política, social e cultural das imagens como condição para seu melhor uso como registro musical do passado. Palavras-chave: Iconografia musical no Brasil, viola e violão, Debret e Rugendas
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