Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Musical iconography by travel artists in nineteenth century Brazil

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5216/vis.v13i1.33248

ISSN

2317-6784

Autores

Renato Moreira Varoni de Castro,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

Este artigo examina cenas musicais com cordofones (de cordas dedilhadas) nas obras dos dois maiores artistas viajantes no Brasil do século XIX, o francês Jean-Baptiste Debret, e o alemão Johan Moritz Rugendas. Diferentemente do esperado, tais ilustrações não registram cordofones no formato do numeral ‘oito’, como os tradicionais viola e do violão. Alternativamente, encontam-se instrumentos, desconhecidos, em formatos ‘ovais’ e ‘piriformes’. Porém, para além do interesse organológico-classificatório, esse artigo assinala a multidimensionalidade da mediação visual do fenômeno musical por tais artistas, indicando a necessidade de contextualização política, social e cultural das imagens como condição para seu melhor uso como registro musical do passado. Palavras-chave: Iconografia musical no Brasil, viola e violão, Debret e Rugendas

Referência(s)