
Relato de viagem: o livro Apologia da História e o uso de canções no ensino de disciplinas da Área de Teoria e Metodologia da História
2017; National History Association; Volume: 6; Issue: 11 Linguagem: Português
10.20949/rhhj.v6i11.335
ISSN1806-3993
Autores Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoO artigo discute “canções de amor” que narram “rastros” do passado. Relacionamos as músicas com o historiador na interrogação contínua e sofisticada das fontes e visto como o “ogro da lenda” para “farejar carne humana” como apontou Marc Bloch. Problematizamos critérios e clivagens do campo musical e usamos, nas disciplinas, canções diversas, tanto em gêneros, como em temporalidades: Velha Roupa Colorida e Como Nossos Pais de Belchior; Detalhes de Roberto Carlos; Fio de Cabelo de Chitãozinho e Chororó; Tudo que Vai da banda de rock Capital Inicial, e Moldura da banda de forró Desejo de Menina. Refletimos com tais músicas: o papel fundamental dos vestígios no conhecimento histórico; a compreensão de intencionalidades/seletividades da memória; o diálogo entre teoria (perguntas) e o empírico (testemunhos) nas investigações das experiências históricas.Palavras-chave: Marc Bloch; ensino de História; canções.
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