Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A qualidade de serviços em atrativos turísticos de Florianópolis à luz da teoria do turismo de experiência

2016; Postgraduate Program in Tourism of the Federal University of Rio Grande do Norte; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português

10.21680/2357-8211.2016v4n2id8302

ISSN

2357-8211

Autores

Tiago Savi Mondo, Mariana Carla Talini, Gabriela Gonçalves Silveira Fiates,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

A experiência que o turista tem no destino começou a ser estudada com maior ênfase na última década. Ao considerar que a percepção de qualidade do serviço turístico por parte do turista leva em conta sua experiência no destino, esta pesquisa objetiva analisar esta relação (qualidade percebida x experiência) a partir da percepção de turistas de Florianópolis. O estudo é caracterizado como quantitativo, descritivo e do tipo estudo de campo. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário, baseado no modelo TOURQUAL, criado e validado por Mondo (2014). A amostra do estudo é considerada probabilística e compreendeu 476 turistas de Florianópolis. Os principais resultados indicam que, com relação a importância do indicador para a qualidade, estética (beleza) e evasão (fuga da rotina) aparecem a frente de entretenimento e aprendizado. Na real avaliação da qualidade, os turistas indicaram que Estética, evasão e aprendizado são indicadores que estão em um nível de bom a excelente nos atrativos de Florianópolis, enquanto o Aprendizado está em um nível de mediano a bom.

Referência(s)