Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ensino e Aprendizagem em Odontologia: Análise de Sujeitos e Práticas

2017; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 41; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/1981-52712015v41n1rb20150155

ISSN

1981-5271

Autores

Ramayana Heringer Lage, Stephanie Karla Tito Teixeira de Almeida, Geni Amélia Nader Vasconcelos, Andréa Videira Assaf, Fábio Renato Pereira Robles,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

RESUMO O presente estudo pedagógico objetivou investigar o processo de formação em Odontologia com base na visão dos gestores, docentes e discentes de um curso de Odontologia em uma instituição de ensino superior (IES) – Faculdade de Odontologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense (FO/ISNF/UFF). A amostra não probabilística foi composta por 98 sujeitos (8 gestores, 28 docentes e 62 alunos), que foram entrevistados ou responderam a questionários semiestruturados. A análise dos resultados foi realizada por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e representações sociais. Os resultados apontaram que 49,0% e 76,5% do corpo docente e discente da IES não têm conhecimento sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). As sugestões de melhoria incluíram a oferta de cursos de formação continuada em docência, inclusive a respeito das DCN, melhorias na infraestrutura do campus universitário e uma relação professor/aluno mais compatível. O estudo permitiu verificar algumas deficiências nas práticas e posturas, percebidas pelos sujeitos entrevistados. Entretanto, parece haver uma relevante preocupação de alguns sobre um alinhamento do Projeto Político Pedagógico (PPP) com as DCN.

Referência(s)