Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O DIÁRIO DE BORDO COMO INSTRUMENTO FORMATIVO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

2017; National Pedagogic University; Volume: 9; Issue: 17 Linguagem: Português

10.17227/20271034.vol.9num.17bio-grafia55.62

ISSN

2619-3531

Autores

Camila Boszko, Roque Ismael da Costa Güllich,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O presente trabalho objetivou analisar o potencial formativo das narrativas reflexivas sob a perspectiva da Investigação-Formação-Ação (IFA). Para tanto, utilizamos como instrumento de pesquisa os diários de bordo escritos pelos sujeitos participantes deum projeto de formação docente. Procedemos à leitura destes, demarcação de trechos e posterior transcrição e categorização.O processo de pesquisa qualitativa com base nas narrativas dos sujeitos nos levou a afirmar que as metodologias que eram desenvolvidas no programa de formação sob a perspectiva da IFA vieram a estimular a reflexão sobre diferentes conteúdos relacionados à construção da prática docente. Com base nos resultados construídos nesta pesquisa, podemos estar argumentando em favor da perspectiva da IFA desenvolvida a partir da prática da escrita reflexiva nos diários de bordo, visto que percebemos que se apresenta como um potencial formativo valioso, tornando-se além de um processo de formação docente, um método de intervenção e possível (re)construção constante da prática. Sendo assim, vemos o exercício de construção dos diários de bordo, respaldado na metodologia da IFA, como uma metodologia constituinte e formativa da ação docente.

Referência(s)