
Escolares hospitalizados: proposta de um instrumento para coleta de dados à luz da teoria de Horta
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 37; Issue: spe Linguagem: Português
10.1590/1983-1447.2016.esp.2016-0038
ISSN1983-1447
AutoresDaniela Karina Antão Marques, Kênya de Lima Silva, Maria Míriam Lima da Nóbrega,
Tópico(s)Infant Development and Preterm Care
ResumoRESUMO Objetivo Construir um instrumento de coleta de dados para escolares hospitalizados à luz da Teoria das Necessidades Humanas Básicas. Método Pesquisa metodológica desenvolvida no Hospital Escola de João Pessoa, com a participação de oito enfermeiras docentes e assistenciais, no período de julho de 2014 a março de 2015. Foi utilizada a análise estatística para a validação dos indicadores empíricos. Resultados Os indicadores foram identificados a partir da análise de instrumentos validados para crianças, considerando o Conjunto Internacional de Dados Mínimos de Enfermagem, resultando na versão 1 do instrumento, contendo 301 indicadores. Após a validação do instrumento, obtiveram-se 288 indicadores que passaram por revalidação; em seguida, foi realizada a formatação do instrumento na versão final. Conclusão O instrumento tem contribuído para a coleta de dados de escolares hospitalizados e norteado as demais fases do processo de enfermagem, considerando as necessidades específicas dessas crianças, colaborando com a assistência, ensino e pesquisas de enfermagem.
Referência(s)