Artigo Acesso aberto

Reações e contradições da crítica à encenação pictórica de Georges Mathieu no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

2016; UMR ESPACE et UMR LISST; Volume: 8; Linguagem: Português

10.4000/artelogie.578

ISSN

2115-6395

Autores

Almerinda da Silva Lopes,

Tópico(s)

History, Culture, and Society

Resumo

Este artigo discorre sobre os discursos da crítica, em torno da linguagem pictórica e da ação performática realizada por Georges Mathieu no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em outubro de 1959. Essa ação consistiu na pintura de uma tela abstrata de grandes dimensões, com extrema rapidez e diante do público, tendo como coadjuvantes a música e a dança afro-brasileira, o que gerou estranhamento, opiniões divergentes, controvérsias, debates inflamados, mas também, tentativas de compreendê-la e importantes reflexões sobre as novas poéticas. Esses embates entre a crítica e o artista francês incitaram a publicação, nos principais jornais daquela capital, de um volume de textos sem precedentes na história da arte brasileira, parte dos quais procuramos analisar.

Referência(s)
Altmetric
PlumX