Artigo Produção Nacional Revisado por pares

As Escolas de samba do Rio de Janeiro e a história do negro na avenida: África e Brasil nas narrativas dos anos 1960 / The Rio de Janeiro samba schools in the 1960’s and the black history narratives on the avenue

2016; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2358-3878

Autores

Guilherme José Motta Faria,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

Resumo: Na decada de 1960, as Escolas de Samba conquistaram o protagonismo do Carnaval carioca. A partir de publicacoes de cronistas e noticias extraidas do Jornal do Brasil, este artigo procura mostrar que a tematica afro-brasileira se tornou recorrente nos anos 1960 apresentando visoes narrativas diferenciadas na abordagem do assunto, em dialogo com os acontecimentos politicos e as lutas de insercao social capitaneadas pelos movimentos negros. O cotidiano do escravo na vida colonial; as lutas, resistencias e movimentos em busca da liberdade; a presenca negra na cultura nacional e no folclore sao os tres eixos narrativos que as Escolas utilizaram como norteador de enredos que exaltavam direta ou indiretamente a “cultura negra” no Brasil. A ideia do pioneirismo do Salgueiro na introducao de tematicas afro-brasileiras sera relativizada com a apresentacao de sambas e enredos sobre a questao do negro apresentados por outras agremiacoes cariocas. Mesmo nao conquistando o reconhecimento na bibliografia sobre as associacoes culturais, as Escolas de Samba do Rio de Janeiro desempenharam um papel relevante no levantamento de temas e discussoes acerca da historia do negro na sociedade brasileira. Palavras-Chave: Escolas de samba; Salgueiro; Movimento negro; Historia; Memoria. Abstract: In the 1960s, the Samba Schools became the centerpiece of the Rio Carnival. Taking chronicles and news extracted from the Jornal do Brasil as a starting point, this article seeks to show how the Afro-Brazilian themes became recurrent during the 1960’s introducing alternative narrative viewpoints on the subject, dialoguing with political events and the struggle for social acceptance carried out by the black movements. The daily life of a slave in the colonial period; the struggles, resistances and freedom seeking movements; the black presence in national culture and folklore are the three main narrative threads that the Schools utilized as guides to create plots that directly or indirectly extolled “black culture” in Brazil. The idea of the Salgueiro School as a pioneer in introducing Afro-Brazilian themes is relativized by presenting other sambas and plots dealing with black issues created by different groups in Rio. Even if they didn’t achieve recognition in the bibliography about cultural associations, the Rio de Janeiro Samba Schools played an important role in surveying themes and promoting discussions regarding the history of black people in Brazilian society. Keywords: Samba School; Black Movement; Salgueiro; History; Memory.

Referência(s)