ESTUDO DO MERCADO DE JATOS EXECUTIVOS NO BRASIL: UMA ABORDAGEM QUALITATIVA
2016; UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ; Volume: 12; Issue: 5 Linguagem: Português
10.54399/rbgdr.v12i5.2782
ISSN1809-239X
AutoresRafael Bichone, Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira, Quésia Postigo Kamimura,
Tópico(s)Aviation Industry Analysis and Trends
ResumoA primeira opcao de viagem por aviao se da por meio dos voos oferecidos pela aviacao comercial. Nos ultimos anos, o crescimento do numero de passageiros no Brasil superou o crescimento do numero de aeronaves disponiveis para voos comerciais, gerando efeitos inconvenientes aos usuarios desse segmento de transporte. De outro lado, a aviacao executiva surge como opcao para diminuir estes inconvenientes. Este segmento oferece vantagens como a diminuicao dos tempos de embarque e desembarque e o acesso a um maior numero de destinos, resultando numa melhor utilizacao do tempo dos executivos das empresas. O objetivo deste trabalho foi estudar o mercado de jatos executivos no Brasil quanto a sua caracterizacao e a relacao entre o indice do valor da frota e o PIB brasileiro entre os anos 2000 e 2013.Como metodo, foram estudados os aspectos qualitativos e quantitativos referentes a este mercado, utilizando-se de pesquisa a fontes primarias e entrevistas com profissionais atuantes nesse mercado. Foi realizado um estudo quantitativo para estudar uma relacao entre o indice do valor da frota de jatos executivos e o indice da variacao do PIB brasileiro. Conclui-se que os empresarios sao os maiores usuarios dos jatos executivos, e adquirem este tipo de produto para se locomoverem a um numero maior de regioes do territorio nacional com a finalidade de ampliar seus negocios. O crescimento da frota foi impulsionado por jatos leves, categoria que apresentou uma maior aceitacao pelos clientes brasileiros. O estudo econometrico revelou que ha correlacao positiva entre o valor da frota de jatos executivos com o PIB brasileiro.
Referência(s)