Artigo Revisado por pares

ESTUDO DO MERCADO DE JATOS EXECUTIVOS NO BRASIL: UMA ABORDAGEM QUALITATIVA

2016; UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ; Volume: 12; Issue: 5 Linguagem: Português

10.54399/rbgdr.v12i5.2782

ISSN

1809-239X

Autores

Rafael Bichone, Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira, Quésia Postigo Kamimura,

Tópico(s)

Aviation Industry Analysis and Trends

Resumo

A primeira opcao de viagem por aviao se da por meio dos voos oferecidos pela aviacao comercial. Nos ultimos anos, o crescimento do numero de passageiros no Brasil superou o crescimento do numero de aeronaves disponiveis para voos comerciais, gerando efeitos inconvenientes aos usuarios desse segmento de transporte. De outro lado, a aviacao executiva surge como opcao para diminuir estes inconvenientes. Este segmento oferece vantagens como a diminuicao dos tempos de embarque e desembarque e o acesso a um maior numero de destinos, resultando numa melhor utilizacao do tempo dos executivos das empresas. O objetivo deste trabalho foi estudar o mercado de jatos executivos no Brasil quanto a sua caracterizacao e a relacao entre o indice do valor da frota e o PIB brasileiro entre os anos 2000 e 2013.Como metodo, foram estudados os aspectos qualitativos e quantitativos referentes a este mercado, utilizando-se de pesquisa a fontes primarias e entrevistas com profissionais atuantes nesse mercado. Foi realizado um estudo quantitativo para estudar uma relacao entre o indice do valor da frota de jatos executivos e o indice da variacao do PIB brasileiro. Conclui-se que os empresarios sao os maiores usuarios dos jatos executivos, e adquirem este tipo de produto para se locomoverem a um numero maior de regioes do territorio nacional com a finalidade de ampliar seus negocios. O crescimento da frota foi impulsionado por jatos leves, categoria que apresentou uma maior aceitacao pelos clientes brasileiros. O estudo econometrico revelou que ha correlacao positiva entre o valor da frota de jatos executivos com o PIB brasileiro.

Referência(s)