Artigo Acesso aberto

Ferreira Gullar e a crise da vanguarda brasileira – artes visuais, imperialismo e periferia capitalista (1962-1969)

2016; UMR ESPACE et UMR LISST; Volume: 8; Linguagem: Português

10.4000/artelogie.479

ISSN

2115-6395

Autores

Marcelo Mari,

Tópico(s)

Sociology and Education in Brazil

Resumo

Depois de participar ativamente do Neoconcretismo, Ferreira Gullar rompeu com a tendência construtiva da arte brasileira e passou a produzir peças de teatro engajado e poemas de cordel para conscientização política das classes trabalhadoras. Sua atuação como militante e ensaísta ocorreu primeiramente no Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes e, logo depois, já filiado ao Partido Comunista, no Grupo Opinião e na Revista Civilização Brasileira. É justamente nessa Revista que Gullar contribuiu não menos como crítico da cultura burguesa que como crítico apurado da produção das artes visuais brasileiras nos anos da década de 1960. Tratava-se de acerto com o passado construtivo e d análise da produção de um novo realismo em arte.

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