Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Gerenciamento de resultado em empresas insolventes: um estudo com os países do Brics

2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 36; Issue: 2 Linguagem: Português

10.4025/enfoque.v36i2.31765

ISSN

1984-882X

Autores

Éverton Galhoti Coelho, Claudio Marcelo Edwards, Luciano Márcio Scherer, Romualdo Douglas Colauto,

Tópico(s)

Risk Management in Financial Firms

Resumo

A situação de insolvência se caracteriza com o agravamento da crise financeira interna da empresa, sendo uma situação em que a organização não possui recursos necessários para o cumprimento de suas obrigações e se mostra absolutamente incapaz de quitar suas dívidas. As características desse fenômeno e a pressão pela falência podem levar os gestores a utilizarem de técnicas discricionárias para influenciar a percepção do mercado acerca da viabilidade e credibilidade da empresa e diminuir a probabilidade de serem demitidos. Sob a teoria da agência e as premissas do gerenciamento de resultado, o objetivo do trabalho foi examinar a associação entre o gerenciamento de resultados contábeis e os estágios de insolvência em empresas de capital aberto que integram o BRICS no período de 2009-2013. Assim, para alcançar esse objetivo, a proxy de gerenciamento de resultado foi definida com o uso do modelo Jones Modificado (1995) para cálculo dos accruals discricionários, enquanto a variável insolvência foi abordada diante de dois aspectos gerais tratados por Altman (1993): fluxo e saldo. Com base no modelo proposto, foram utilizadas as técnicas de correlação de Spearman, teste U de Mann-Whitney e regressão com dados em painel em uma amostra balanceada de 9.330 observações. Os resultados da correlação e do teste de média corroboram a hipótese de que as empresas em estágios de insolvência possuem maiores incentivos a se envolverem em práticas discricionárias. Contudo, a regressão indicou que apenas a insolvência baseada em fluxo exerce influência estatisticamente significativa no nível de gerenciamento de resultado.

Referência(s)