
POSTS ESCOLARES NA WEB: MEMÓRIAS DOS EX-ALUNOS NAS REDES SOCIAIS VIRTUAIS
2016; Volume: 5; Issue: 3 Linguagem: Português
10.33362/professare.v5i3.938
ISSN2446-9793
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoNuma tentativa de trazer para o debate as memorias da escola que transitam nas redes sociais do Orkut, este artigo, uma reaproximacao da minha tese de doutorado, procura refletir sobre os possiveis significados das postagens, partes fundamentais no tecido das lembrancas dos sujeitos. Nessas novas materialidades de escrita, os ex-alunos nao se intimidam em narrar as suas historias escolares, num processo de construcao linguistica continuo, possibilitando originar diversificadas formas de evocacao que nao sao neutras; permeadas de nostalgia, afeto, saudades, fazem andar o carrossel das representacoes vivas de um tempo e de um espaco, portanto, significativos para a historia da Educacao. Nesse ima irresistivel de interacao, os usuarios movem-se sobre teclados, deixando registros dos costumes na Comunidade do Colegio Marista Sao Jose do Rio de Janeiro, comunidade do Colegio Militar do Rio de Janeiro, assim como na comunidade do Colegio de Sao Bento do Rio de Janeiro. Sera que estas escritas tambem servem para os olhares de investigacao? Condenados a pouca duracao, os depoimentos criam chances para analisar os usos e as funcoes da cultura escrita, descrevendo nas entrelinhas midiaticas outras historias que perpassam a vida escolar. Os cliques desses sujeitos desmancham as possiveis fronteiras que separavam os espacos publicos e privados, desafiando as velhas categorias, demandando novas interpretacoes, instigando-me a pensar que o registro dessas experiencias possibilita ao sujeito “desnudar-se”. Valho-me dos estudiosos Vinhao (2000), Chartier (1999), Bauman (2011) e Nicolaci-da-Costa (2006) para me ajudar a pensar que os sujeitos tambem se constroem nos diversos suportes de escrita. Palavras-chave : Escritas Escolares. Redes Sociais do Orkut. Historia da Educacao. School posts on the web: the alumni memories in virtual social networks ABSTRACT In an attempt bring the debate the school memories transiting on social networks Orkut, this article, a rapprochement of my doctoral thesis, seeks reflect on the possible meanings of the posts, key parts of the fabric of memories of the subjects. In these new materiality of writing, the alumni are not shy tell their school stories, a continuous linguistic construction process, allowing cause different forms of evocation that are not neutral; permeated by nostalgia, affection, longing, make walking the carousel of living representations of time and space, so significant for the history of education. In this irresistible magnet interaction, users move on keyboards, screens, leaving records of the customs and school practices in the Community of the Marist College Sao Jose do Rio de Janeiro, the Military College community of Rio de Janeiro, as well as the College community St. Benedict of Rio de Janeiro. Do these writings also serve for the research looks? Condemned short duration, statements create chances analyze the habits and culture of writing functions, describing the lines other media stories that pervade school life. Clicks these subjects crumbles possible boundaries that separated the public and private spaces, challenging the old categories, requiring new interpretations, urging me think that the record of these experiences allows the subject to strip. I make use of scholars Vinhao (2000), Chartier (1999), Bauman (2011) and Nicolaci-da-Costa (2006), help me think that the subjects also build in various written media. Keywords : Written School. Social Networking Orkut. History of Education.
Referência(s)