Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Pedagogia Ontopsicológica na prática educativa do pedagogo em formação

2017; Faculdade Antônio Meneghetti; Volume: 7; Issue: 11 Linguagem: Português

10.18815/sh.2017v7n11.252

ISSN

2446-6298

Autores

Josiane Aparecida Martim, Estela Maris Giordani,

Tópico(s)

Psychology and Mental Health

Resumo

Uma das realidades que mais nos preocupam na formação do pedagogo, em sua atuação profissional, é ser capaz de também solucionar aqueles comportamentos considerados difíceis de serem resolvidos nas escolas, tais como: a falta de vontade de aprender, a agressividade, a hiperatividade, a falta de respeito, dentre outros. Estes comportamentos acabam gerando barreiras nas dimensões cognitivas e sociais das crianças e jovens, repercutindo tanto em dificuldades de aprendizagem, desenvolvimento intelectivo aquém de seu potencial, baixo desempenho escolar e, principalmente, uma inadequação de atitudes de civilidade humana. Geralmente estes comportamentos inadequados acabam gerando um jogo de empurra-empurra da responsabilidade de solução entre a família e a escola.

Referência(s)
Altmetric
PlumX