Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

História e filosofia da ciência na educação científica: para quê?

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 19; Linguagem: Português

10.1590/1983-21172017190103

ISSN

1983-2117

Autores

Felipe Damasio, Luiz O. Q. Peduzzi,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

RESUMO: Neste trabalho, descreve-se uma revisão bibliográfica em dissertações de mestrados e teses de doutorado no último decênio, que tecem considerações acerca da abordagem didática de história e filosofia da ciência na educação científica. A análise procurou, em um primeiro momento, identificar as referências filosóficas e pedagógicas declaradas pelos autores. A seguir, a investigação buscou os objetivos manifestados pelos autores para o uso didático da história e filosofia da ciência, também se e como eles articulam os referenciais adotados com a abordagem na educação científica de história e filosofia da ciência. Os resultados mostram que, com frequência, um aporte teórico, filosófico e metodológico está ausente. Bem como, quando existe tal fundamentação, há regularmente ausência da articulação e coerência entre elas. Como possíveis conclusões, os resultados podem e devem causar uma reflexão em relação ao desenvolvimento e credibilidade da própria área de pesquisa em educação científica.

Referência(s)