Saberes pedagógicos e saberes científicos na formação inicial do licenciado e do bacharel

2007; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2674-8231

Autores

Léa das Graças Camargos Anastasiou,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo trata de questoes referentes aos metodos de ensino e metodos de pesquisa, pontuando alguns de seus elementos determinantes, pois estes sao metodos essenciais na formacao do docente universitario e dos profissionais que trabalham com a ciencia e o conhecimento, seja o novo conhecimento obtido pela pesquisa seja o que sera socializado na acao docente em aula. Destaca elementos em relacao a formacao do futuro bacharel e dos licenciados, em relacao a solicitacoes presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional, no. 9394 de 1996, discutindo a organizacao curricular e a visao de conhecimento predominante nas organizacoes curriculares. Toma como suporte para superacao da fragmentacao curricular gerada pela causalidade linear o foco da recomposicao de processos, propondo situacoes que favorecam o dialogo entre as areas, construindo novas sinteses, superando o determinismo e compreendendo as rupturas e continuidades vivenciadas. Pontua a importância da sistematizacao dos saberes pedagogicos para a preparacao docente, seja inicial ou continuada, da acao em parceria entre docentes e destes com os universitarios, lembrando que se a “ciencia progride entre a teoria e os fatos”, o avanco da formacao docente universitaria tambem esta sendo chamada a considerar estes dois lados do processo.

Referência(s)