Artigo Produção Nacional Revisado por pares

A construção de identidades juvenis por meio do audiovisual: caso TV Ovo | The Construction of Juvenile Identities Through the Audiovisual: Case TV Ovo

2012; Universidad de Los Hemisferios; Volume: 16; Linguagem: Inglês

ISSN

1605-4806

Autores

Neli Fabiane Mombelli, Rosane Rosa,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo de caso da TV OVO –uma associacao sem fins lucrativos, localizada em Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil – e visa a discutir a formacao das identidades culturais contemporâneas e o exercicio da cidadania comunicativa. A metodologia adotada inclui analise qualitativa por meio da pesquisa empirica. Inserida na comunicacao comunitaria, a TV OVO proporciona formacao audiovisual para jovens cidadaos que vivem em areas pobres da cidade. Esta instituicao promove um espaco de transformacao social, de protagonismo juvenil e de democratizacao do acesso a producao de videos e a cultura. A metodologia educomunicativa utilizada pela instituicao desenvolve importante papel na construcao das identidades juvenis. Ainda, a TV OVO e um caso interessante para comunicacao, na medida em que se caracteriza como uma midia comunitaria, sem afiliacoes politico-partidiarias, gerida por jovens.The present article presents a case study of TV OVO –a non-profitable association which is located in Santa Maria in the state of Rio Grande do Sul, Brazil – and aims at discussing the formation of contemporary cultural identities and the practice of communicative citizenship. The methodology adopted includes qualitative analysis and empirical research. Inserted in the community communication, TV OVO provides audiovisual formation for young citizens who live in impoverished areas of the city. This institution is a space that fosters social transformation, active participation of young people, as well as democratisation of access to video production and culture. The educommunicative approach adopted by the institution plays an important role in the construction of identity of young people. Besides, TV OVO provides an interesting case for communication, inasmuch as it is characterised as a community media that has no political affiliations and is managed by young people.

Referência(s)