
Pensamento ecoformador e transdisciplinar: em busca da legitimidade a partir do decálogo proposto para a área
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 27; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5216/rp.v27i1.42296
ISSN2238-8850
AutoresVirgínia Ostroski Salles, Eloiza Aparecida Avila de Matos,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoEste artigo, apresenta parte de uma pesquisa teórico reflexiva, que tem como proposta desenvolver reflexões sobre a Ecoformação e Transdisciplinaridade, tendo como subsídio o “Decálogo da Transdisciplinaridade e Ecoformação”, organizado por pesquisadores da área (2007), na cidade de Barcelona (Espanha). Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de fortalecer nossa perspectiva como cidadãos planetários e construir uma nova cidadania, evidenciando caminhos para a sustentabilidade do planeta. A pesquisa, tem sua base no pensamento complexo, detidamente nos estudos de Edgar Morin, procurando as aproximações entre a complexidade, a transdisciplinaridade e a Ecoformação, de maneira integradas e complementares. Neste artigo esta aproximação temática se dará pela via da análise do “Decálogo” proposto como elemento central.
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