Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

EDUCAÇÃO ESPECIAL COMO CAMPO DE SABER E PODER NAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR

2017; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português

10.14210/contrapontos.v17n2.p290-311

ISSN

1984-7114

Autores

Márcia Lise Lunardi-Lazzarin, Simoni Timm Hermes,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Considerando as reformas educacionais relativas às políticas públicas de Educação Especial, este artigo problematiza a emergência e a operacionalidade da Educação Especial por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas inclusivas. Partindo de um estudo de caráter exploratório, inscrito nos Estudos Foucaultianos em Educação, desenvolvemos o entendimento da Medicina Social, da Psicologia e da Pedagogia como condições de possibilidade da emergência da Educação Especial, bem como problematizamos a tríade palavra-razão-ordem na operacionalidade dessa educação especializada. Concluímos que, apesar das reformas educacionais, continuamos a produzir prisioneiros do pertencimento nas escolas, efetivando inclusões excludentes e exclusões includentes.

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