
Construção e avaliação de tecnologia educacional interativa para familiares cuidadores sobre cuidar de pessoas dependentes
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 19; Linguagem: Português
10.5216/ree.v19.38115
ISSN1518-1944
AutoresMaria José Lumini Landeiro, Heloísa Helena Ciqueto Peres, Teresa Martins,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoO objetivo deste estudo foi descrever o processo de construção e avaliação de uma tecnologia educacional interativa destinada a familiares cuidadores que cuidam de pessoas dependentes, de forma a assegurar a continuidade de cuidados após alta hospitalar. Pesquisa aplicada, exploratória descritiva, desenvolvida entre 2012 e 2013. A construção da tecnologia educacional baseou-se no modelo ADDIE, fundamentado no Design Instrucional Contextualizado. A tecnologia foi avaliada por seis peritos por meio de questionário com perguntas fechadas e abertas. A tecnologia educacional contém informações, orientações, fotos, vídeos e áudio, estruturados por três temas relacionados com o alimentar por sonda, posicionar e transferir. Os peritos avaliaram positivamente a tecnologia educacional, aprovaram o seu conteúdo e fizeram sugestões para o seu aperfeiçoamento. Concluiu-se que a tecnologia educacional mostrou-se adequada ao disponibilizar informação fiável, adaptada às necessidades dos familiares cuidadores, podendo ser uma plataforma facilitadora para auxiliar familiares cuidadores no âmbito do autocuidado a pessoa dependente.
Referência(s)