
EDUCAÇÃO EM COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOS: IMPLICAÇÕES POLÍTICAS E CURRICULARES
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 12; Issue: 23 Linguagem: Português
10.20500/rce.v12i23.9954
ISSN1809-5747
AutoresAna Cristina Juvenal da Cruz, Tatiane Cosentino,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
Resumo<p>Reduzido ao contexto dos conflitos fundiários, é assim, que, cotidianamente, nos veículos hegemônicos de comunicação, as comunidades quilombolas no Brasil têm visibilidade. Pouco se sabe sobre a história, as formas de organização, os conhecimentos, as culturas, a localização e as condições de vida dessas comunidades. Esta temática, por muito tempo, ficou circunscrita a pensadoras e pensadores que se dedicaram a retirar o quilombo de sua relação histórica com o período da escravidão e redimensioná-lo como um espaço de recriação cultural e política. Neste texto a intenção é analisar alguns aspectos no qual se insere a educação em comunidades quilombolas e discutir as implicações políticas e curriculares acerca desta temática. </p>
Referência(s)